quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DERROTADOS PELO PESO – REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (3)

Num mundo onde muitos tentam nos vender soluções mágicas para os problemas que criamos ou que criaram para nós; não é fácil motivar-se para o trabalho de mudança; especialmente dos hábitos que julgamos prazerosos como comer, beber, fumar.

O segredo do sucesso na empreitada da luta contra os kg a mais, está em criar motivos inteligentes para a mudança.

MOTIVAR-SE PARA A REEDUCAÇÃO

Quem ainda não tenta responder à questão: quem somos e o que fazemos aqui?
Quem sou eu e quais são as minhas razões para viver? Com certeza não será capaz de motivar-se às mudanças. Viverá um conflito entre razão e emoção ou em pé de guerra entre o querer e o não querer, perdendo tempo e energia.
Um exemplo que podemos usar para estudar a motivação de reciclagem de hábitos é o problema do sobrepeso.

Algumas questões precisam ficar bem claras para que os resultados apareçam:

Quem deseja emagrecer?
Num certo momento a pessoa obesa desgosta-se com a sua aparência e com as limitações que o excesso de peso carrega consigo. Decide que quer emagrecer. Noutras situações quem se desgosta e força a barra para que haja mudanças são outras pessoas quase sempre familiares. Nesse ponto já temos material para refletir. De quem é o desejo de emagrecer? Da pessoa obesa ou alguém deseja no lugar dela?
Quando a decisão é íntima as chances de bons resultados são maiores. Nunca vi resultado satisfatório enquanto o próprio interessado não assume o comando da tarefa.
O problema da obesidade infantil assume grandes proporções devido ao estilo de vida adotado pela maioria das famílias.
Se o adulto não for capaz de motivar a criança a emagrecer quase nada se consegue, ao contrário, agrava-se o problema; pois as falas vão soar sempre a cobrança e recriminação; o que aumenta a ansiedade que induz a comer mais; ou contribui para diminuir a auto estima.

Como se deseja emagrecer?
A forma com que as pessoas desejam emagrecer é fator determinante no resultado final. Essa pergunta é crucial: - Deseja emagrecer ou ser emagrecido? Isso, não é jogo de palavras; é a diferença entre uma atitude ativa e transformadora e outra passiva e cômoda.
A primeira é capaz de conduzir a resultados definitivos e a outra jamais. A segunda situação é bem representada pela analogia do “efeito sanfona”: emagrece sob o uso de medicamentos e é obrigado a parar por muitos motivos e depois engorda tudo de novo...

Porquê deseja emagrecer?
É comum que as pessoas “troquem as bolas”, e as causas costumam virar efeitos, conseqüências viram objetivos.
A qualidade dos motivos é fator de peso para que haja perseverança no trabalho de reciclar os hábitos alimentares.
Quem faz dieta para perder peso, assim que atinge ou chega perto do objetivo permite que os hábitos antigos registrados no subconsciente retornem; com a ajuda da armadilha da “moderação: só um pouquinho não faz mal” e breve todo o peso perdido retorna.

Para as pessoas que desejam mudar seus hábitos de alimentação de forma consciente e com objetivos inteligentes, perder peso é apenas um dos efeitos da mudança de hábitos.
Os verdadeiros e conscientes objetivos da mudança de hábitos alimentares para sempre e não apenas por um determinado período são: viver mais e com melhor qualidade, desenvolver a auto/estima e o amor por si mesmo com cuidados e respeito, além de viver com mais alegria e prazer...

Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário