domingo, 7 de agosto de 2011

A SOLIDÃO É UM ESTADO DE ESPÍRITO




Sentir-se só, é estado imaginativo; uma ilusão:

Cada um de nós é uma célula de um corpo chamado Humanidade.

Por violentarmos a natureza interativa do homem, a tristeza da solidão é um dos nossos estados de nos sentirmos, mais temido. Pois, nos atira de encontro a nós mesmos sem preparo e sem vontade, num turbilhão de sensações e de mazelas íntimas das quais queremos fugir a todo custo. Isso, entristece, adoece, induz aos vícios como fuga, e pode até causar mortes temporárias de corpo e de alma.

Estar só sem o desejar e não ter com quem conversar; discutir; sorrir; até mesmo brigar ou ficar de mal; assusta; porque contraria nosso destino que é a interação, a interdependência plena ou o amor com todas as suas matemáticas leis; não existimos de verdade sós ou isolados; pensar assim é criar a ilusão ou egoísmo/orgulho; não existimos para sermos solitários; mas sim solidários.

Haverá cura para a solidão?

Resolver o problema íntimo de sentir-se triste e solitário pode tornar-se uma coisa difícil de ser resolvida num curto prazo e, vários são os fatores que complicam a resolução.
Íntimos: egoísmo, orgulho, medo, preguiça, inveja.
Externos: educação, cultura, valores sociais, etc.
Outro entrave é a formação de expectativas: as pessoas temem sentirem-se sós ou desamparadas e querem que as outras gostem de estar com elas sem que tenham que dar atenção ou retribuir as manifestações de cuidados ou de afeto dos outros.

Achei interessante a colocação de uma amiga minha: - A solidão é pior para as mulheres! Disse na brincadeira: - É porque vocês precisam falar muito; e falar com nossos botões o tempo todo ninguém merece, enlouquece – adote um animalzinho vai se sentir melhor! – Não é que ela adotou um cão – coitado do bicho – ainda bem que ele tem uma baita de uma orelha para ouvir muito; mas parece que já foi parar num Psicólogo dos bichos (pois é; agora tem). Mas, brincadeiras á parte como as mulheres tem um lado emocional mais desenvolvido é possível que seja mais complicado – porém estudos mostram que homens descasados são mais vulneráveis á depressão e a doenças...

Temos medo de não sermos amados, no entanto, pouco ou nada, fazemos para merecer esse amor.

O solitário doentio costuma sentir-se vítima dos outros, abandonado, esquecido. Pois, enxerga apenas segundo a visão voltada apenas para si e seus interesses; os outros são sempre os ingratos. Quando se descobre interessado em alguém e, deseja se aproximar; o faz de forma inadequada, pois procura de todas as formas agradar á outra parte como meta e, não como conseqüência da sua forma de ser e de agir. Essa postura o torna “grudento” incomodando as outras pessoas que, logo se afastam dele, o que reforça sua sensação de vítima, num círculo vicioso; isolando-se cada vez mais e, tornando-se cada vez mais desconfiado e arredio.

Assunto interessante; pois há pessoas rodeadas de gente por todo lado e que se sentem, só.

Será mesmo um estado de espírito?
O que acha?

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário