sábado, 16 de março de 2013

VÍCIOS – QUEM PAGA A CONTA?




Muitas pessoas não conseguem desenvolver um cotidiano sem comilança; bebidas estimulantes como: chá mate, preto, café, pó de guaraná...; a cafeína e a teína, por exemplo, causam dependência química, e é preciso estar alerta; pois, hoje muitos refrigerantes e bebidas consumidas em larga escala possuem apreciáveis quantidades de cafeína em sua composição. Sem falar nos remédios de uso contínuo...

O uso do álcool merece enfoque especial.
Embora boa parte dos efeitos do alcoolismo já seja conhecida; vale alertar que alcoólatra não é apenas, o “bebum” caído na rua - quem precisa de bebida para relaxar ou para relacionar-se socialmente; já é um alcoólatra necessitado de tratamento – melhor: de EDUCAÇÃO.
O álcool é um dos nossos maiores inimigos e infelizmente seu uso é generalizado; pois adquiriu status na sociedade, tanto que as reuniões, celebrações e festividades sempre se fazem acompanhar de bebidas.
Numa sociedade esquizofrênica é um grave problema social e de saúde publica no mundo; seu uso é responsável por brigas e agressões e, a maioria dos graves acidentes de trânsito é provocada por motoristas embriagados – mesmo que gere lucros imediatos para muitos...

A dependência de bebidas alcoólicas constitui grave problema médico face aos danos que causa no organismo e ao grupo social.
Além disso; é um:
Gravíssimo problema de paz social:
Pois rouba recursos que poderiam trazer benefícios sociais.

Dessa forma, “eticamente”, o alcoólatra como o fumante é além de tudo, um ladrão de oportunidades pessoais e coletivas.
Falar do custo social que o sobrepesado; o diabético e outras aventuras da comilança desenfreada provocam é arrumar inúteis obssesores.

          SOLUÇÃO?

          EDUCAÇÃO ÉTICA...

          Débito ou crédito?

          Põe na conta de quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário