terça-feira, 4 de outubro de 2011

EU SOU – A CRIATURA MAIS IMPORTANTE DO UNIVERSO

Sentir-se a pessoa mais importante o universo; á primeira vista pode parecer egoísmo; mas não é.

Vou conviver comigo a eternidade inteira.
Se estiver de bem comigo estou no meu céu. Se de mal; no meu inferno.

Os que hoje gravitam em torno; não importa em que situação; são companheiros de viagem cósmica.
Eles são eles; eu sou eu.
Podemos compartilhar nossa forma de ser e nosso bem querer; mas, não nos pertencemos.

Para estar capacitado a amar os outros e a respeitá-los como desejamos ser amados e respeitados; é preciso que tenhamos amor próprio e auto estima.

Mas, antes é preciso definir o que seja amar a nós mesmos.
O amor a nós mesmos deve ser sóbrio e equilibrado, para isso deve estar assentado nos cuidados íntimos e no desejo de amar ao próximo; caso contrário não teria sentido nem propósito.

Auto estima ou amor a nós mesmos não pode ser uma sensação que brota apenas quando as coisas correm bem; quando tudo dá certo. Esse comportamento nos leva com rapidez ao narcisismo e dá uma ressaca moral incrível.
A auto estima alimentada apenas em função dos momentos felizes; nos torna pessoas egocêntricas e orgulhosas e os outros se aproximam de nós movidos apenas por interesses momentâneos, e na primeira oportunidade nos abandonam.

Provamos o amor a nós mesmos quando superamos dificuldades com tranqüilidade e soberania emocional.
Nos momentos em que ninguém dá nada por nós é que devemos provar a nós mesmos nosso valor.
Em silêncio, na intimidade de nossas reflexões sem fazer alarde de nossas derrotas nem de nossas conquistas.
Isso, nos torna fortes.
E, só os fortes são capazes de amar verdadeiramente a si mesmos; para depois amar ao próximo e a Deus.

O amor próprio não é orgulho nem prepotência; é um sentimento de bem querer e de alegria inabalável construído passo a passo; assentado na consciência do dever bem cumprido.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário