domingo, 19 de dezembro de 2010

DEPRESSÃO - AFETO – ATENÇÃO – MEMÓRIA DA ALMA

Sem interesse e ânimo não há Atenção.
Isso é comprovado na aprendizagem de qualquer tarefa e na vida escolar.
Se alguma coisa nos interessa muito, se desejamos conhecê-la, compreende-la; e quanto mais prazer e satisfação ela seja capaz de nos proporcionar, mais Atenção nós daremos a ela.

No estilo de vida atual, além do excesso de informações; há tanta mudança de padrões de sucesso que, a maior parte das pessoas não consegue acompanhar; em razão disso, está no mínimo perdendo o interesse pelas coisas da vida.
Dá para entender a rápida perda de memória em andamento (tende a piorar), especialmente para fatos recentes; o que tem levado muita gente a agravar a tendência à Depressão, detonando o processo; que para desespero da maioria não será resolvido com remédios; mas, com a recuperação dos interesses de viver segundo seus próprios desejos e padrões de sucesso ou da falta dele.
Para bom entendedor; meia palavra basta: na Depressão o interesse e o prazer estão com o freio de mão puxado; daí a Atenção está comprometida, em conseqüência a memória está seriamente prejudicada.

Gente mal amada (que ama pouco) perde a memória na velocidade dos bytes.
A afetividade tem importante papel tanto para mobilizar quanto para inibir a atitude de estar atento e até para ativar a memória.
Nossa capacidade de memorizar tem afinidade para tudo que nos desperta o interesse.
Daí, depressivos e Distímicos (tristeza crônica) vivem numa camisa de força na percepção e na demonstração dos afetos, e cada vez mais desmemoriados – Alô Alzheimer e Demência Senil cada vez mais precoce!

Sem auto-diagnóstico não há cura:
Analise seus reais interesses e desejos.
Veja se são compatíveis com suas possibilidades do momento.

Sem Atenção ou Foco não há memória.

A Atenção realiza uma seleção natural de seus interesses e objetivos segundo a percepção sensorial – todos os sentidos estão envolvidos na predileção sensorial.
As tendências afetivas na percepção sensorial também exercem papel de variável importância – quem muito beija, abraça, toca, faz um cheirinho, com sentimento (nada de hipócrita convenção social) mantêm a integridade da memória com mais facilidade.

Como estamos falando de memória em 3D para fatos da vida cotidiana; pouco a ver com memória da alma que nunca se perde; e que pode ser acessada com facilidade em estados alterados da consciência.

Cá entre nós, no estado de vigília ou semi:
A Atenção está sempre dirigida para algo desejado de forma consciente ou interesse – podemos afirmar que não existe Atenção sem interesse.

O primeiro passo, para manter a Atenção e a memória é selecionar os interesses – depois, é um passinho de cada vez; até que aprendamos a andar pela vida – e depois, a correr, voar, flutuar...

Dica:
Se ainda não for um doidão de carteirinha (distúrbio psiquiátrico) não use camisa de força química para dormir, acordar, levar um mísero cotidiano – sua memória; até a da alma – agradece e muito.

PS.
Memória da alma são as experiências vividas de fio a pavio, eternidade após eternidade...

Pelo amor a Deus:

NÃO TORNE SUA ALMA UMA EXPERIÊNCIA DIVINA DEPRESSIVA – DAÍ: SEM MEMÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário