sábado, 30 de janeiro de 2010

QUEM COME MUITO PENSA MENOS?

Em algumas culturas, o pessoal fecha prá balanço mental após o almoço; especialmente em locais de clima caliente; este secular hábito foi gerado por simples observação: não adianta forçar a barra; pois o cérebro não funciona após o almoço; ponto final.
Aquela vontade de dormir depois das refeições acontece porque nosso organismo sofre algumas alterações depois que comemos. Uma delas é o aumento das concentrações de glicose no sangue (glicemia), que leva a uma menor atividade de alerta. Temos um local no sistema nervoso central responsável pela vontade de comer. E essa região fica localizada próxima ao centro que controla o estado de alerta. Assim, depois de consumir alimentos, o aumento da glicemia estimula o sono. Também podemos sentir sono depois de comer muito. Isso porque a informação de saciedade que é levada ao cérebro nos faz perder o estado de alerta. Um terceiro motivo é que o organismo passa por ritmos biológicos que variam durante o dia. No meio do dia (ou hora do almoço) temos um declínio desses ritmos. A dica para não ter tanta vontade de dormir é diminuir o consumo de alimentos que promovam elevada concentração de glicose no sangue e dar preferência a alimentos de baixo índice glicêmico; manter a atividade física; como uma caminhada após o almoço; pode ajudar a encurtar o processo de sonolência.

Na vida contemporânea; o estilo de vida criou o TOC alimentar; daí tem gente que come o dia inteiro – alguns se ajeitam mascando chicletes; menos mal.
O rendimento intelectual de algumas pessoas é reduzido pela falta de disciplina nos horários da alimentação; pois na digestão o afluxo de sangue é maior ao aparelho digestivo, e alguns gulosos, ansiosos ou indisciplinados que comem o dia inteiro reduzem a capacidade produtiva.

Dica: não procure ajuda de pessoas cujo raciocínio precisa estar á altura do seu problema enquanto elas estão digerindo; o biótipo pode dar algumas dicas; se estiverem apenas mascando: tudo bem; o estrago pode ser menor.
Nesta vida cada vez mais cheia de detalhes; esse pode parecer besteira; mas; não é!
Observemos nossa própria sonolência após a refeição; a capacidade de concentração e o raciocínio ficam diminuídos.

Claro que muito se pode explorar desse assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário