sábado, 30 de outubro de 2010

MAIS ALGUNS SINTOMAS DE PERSONALIDADE PSICOPÁTICA



Conforme colocamos em nossa conversa a respeito no http://americocanhoto.blogspot.com
PERSONALIDADE PSICOPÁTICA – EU?

Vou adiantar alguns sintomas cada vez mais atuais das PPtiáticas:

- Facilidade para engabelar:
Os portadores de PP tendem a usar o encanto superficial e a manipulação.
Claro que nem todos psicopatas são encantadores; só os vencedores na neurose – mas, é expressivo o grupo deles que utilizam o encanto pessoal e, conseqüentemente capacidade de manipulação de pessoas, como meio de sobrevivência social. Através do encanto superficial o psicopata acaba “coisificando” as pessoas; ele as usa e quando não o servem mais; depois, descarta-as, tal como uma coisa ou uma ferramenta usada. Talvez seja esse processo de coisificação a chave para compreendermos a absoluta falta de sentimentos do psicopata para com seus semelhantes ou para com os sentimentos de outrem. Transformando as pessoas numa coisa.
O encanto, a sedução e a manipulação são fenômenos que se sucedem no candidato a ser humano da atualidade. Partindo do princípio de que não se pode manipular alguém que não se deixe manipular, só será possível manipular alguém se esse alguém foi antes seduzido.
- Distúrbios da educação: mentiras sistemáticas e pensamento mágico.
Embora qualquer pessoa possa mentir; nós temos de distinguir a mentira banal da mentira psicopática. O psicopata usa a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada. Conforme aprendeu com sua família e na vida social; ele não mente de forma ocasional para conseguir seus intentos; mente o tempo todo, principalmente para vencer na vida profissional. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.
Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc. (atitude típica dos políticos).
É comum que o psicopata priorize algumas fantasias sobre circunstâncias reais. Isso porque sua personalidade é narcisista; ele quer ser vencedor e admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, á seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua forma narcisística de ser. Esse indivíduo num processo de auto-obsessão pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar no meio com sucesso; propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.
- Ausência ou excesso de Sentimentos Afetuosos.
Desde criança se observa, no PP um acentuado desapego ou apego exagerado aos sentimentos e um caráter dissimulado. Essa pessoa não manifesta nenhuma inclinação ou sensibilidade por nada e mantém-se normalmente indiferente aos sentimentos alheios; seus beijinhos no rosto são á distância...
Os laços sentimentais habituais entre familiares não existem nos psicopatas. Além disso, eles têm grande dificuldade para entender os sentimentos dos outros; mas, havendo interesse próprio, podem dissimular esses sentimentos socialmente desejáveis. Na realidade são pessoas extremamente frias, do ponto de vista emocional.
Pobres de moral e ética.
Os psicopatas são portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.
- Reis do embalo.
Também por debilidade do Superego e por insensibilidade moral, o psicopata não tem freios eficientes à sua impulsividade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, o impulsiona cometer brutalidades, crueldades e crimes.
Essa impulsividade reflete também um baixo limiar de tolerância às decepções; acentuado pelo sistema de educação atual; onde o adulto enche a cabeça da criança de expectativas e não a vacina contra frustrações; refletindo-se na desproporção entre os estímulos e as respostas, ou seja, respondendo de forma exagerada diante de estímulos mínimos e triviais – uma das origens da bipolaridade. Por outro lado, os defeitos de caráter costumam fazer com que o “filhinho da mamãe, do papai, da vovó e do vovô”; demonstre uma absoluta falta de reação frente a estímulos importantes.
Falta de responsabilidade.
Dificilmente ou nunca; o psicopata; aceita os benefícios da reeducação, da advertência e da correção. Podem dissimular como dissemos, durante algum tempo seu caráter torpe e anti-social, entretanto, na primeira oportunidade voltam à tona com as falcatruas de praxe; especialmente quando na situação de poderosos de plantão ou governantes.
Psicopatia social.
Já nos primeiros contatos sociais desde criança, ele manifesta crueldade e tendência a atividades delituosas (tipo matador de aula). A adaptação social também fica comprometida, tendo em vista a tendência acentuada ao egocentrismo e egoísmo, características estas percebidas pelos demais e responsável pelas dificuldades de sociabilidade.
Mesmo no meio familiar tem dificuldades de adaptação. Durante o período escolar tornam-se detestáveis tanto pelos professores quanto pelos colegas, embora possam dissimular seu caráter sociopático durante algum tempo. Nos empregos a inconstância é a característica principal; além disso, mentem doenças, faltam sem avisar, etc.
Sou uma personalidade Psicopática?
Sociopata?
Personalidade anti-social?
Dissocial?
A personalidade psicopática é mais dissimulada – a anti-social costuma ser mais impetuosa, contesta com mais franqueza as normas sociais, cria mais transtornos e animosidade com os demais e, por fim, estão mais associados aos fatores de criminalidade que os psicopatas.
De acordo com essa visão, os psicopatas costumam ser até mais perigosos que os sociopatas, tendo em vista sua maneira dissimulada de ocultar a índole contraventora – pululam entre os poderosos de plantão: governantes, dirigentes religiosos, empresários; prejudicam em larga escala, no atacado; usando de armas como a propina. Os sociopatas atentam contra as normas sociais mais abertamente que os psicopatas e prejudicam isoladamente alguns.
Para nós, e creio que também, será benéfico tomar o sociopata e o psicopata como farinha do mesmo saco na educação; pois, eles são o mesmo tipo de ocorrência na vida coletiva.
Algumas de nossas atitudes diárias de psicopatas são tão sutis que as percebemos como atitudes normais; pois, socialmente aceitas.
Já se decidiu entre um e outro?

Não tenha pressa.
Já estamos vivendo no inferno astral que vai esquentar a partir de 2011 – daqui em diante, tudo que vier será lucro para quem pensa mais e prejuízo danado prá quem pensa pouco.

Calma.
Tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário