quarta-feira, 6 de julho de 2011

O QUE FALTA NA EDUCAÇÃO SEXUAL




Vivemos a cada dia experiências mais ricas em detalhes e perder alguns pode tornar nossa vida complicada.

Quando se fala em educação sexual, logo as pessoas pensam em ensinar as crianças sobre as diferenças do aparelho reprodutor de homens e de mulheres, a evitar uma gravidez não desejada e as doenças sexualmente transmitidas; sugerimos ao leitor acrescentar à educação sexual de seus filhos e à sua, o estudo das diferenças culturais e os aspectos psicológicos que diferenciam o padrão de atitudes entre os sexos.

Parece piada; mas muitas famílias entram em processo de desmanche pelo simples fato do casal não prestar atenção ás diferenças psicológicas e de comportamento da outra parte – a somatória de pequenas situações que geram desentendimentos, mal estar, mágoa, e até pequenas vinganças conduzem a um processo que pode levar a um rompimento sem possibilidade de retorno.

Pessoas atentas não desperdiçam situações corriqueiras.
Exemplo:
Quando o irmão estiver fazendo pouco caso da irmã dizendo que ela é chorona, histérica ou burra, deve ser orientado a perceber que meninos e meninas tem reações diferentes frente a acontecimentos semelhantes, e se os pais já desenvolveram a sensibilidade necessária para lidar com o problema, podem enumerar ao filho uma série de situações nas quais a forma de agir e reagir da irmã foi mais adequada.
Se a situação for a oposta a irmã dizendo que o seu irmão é grosso, cavalo, estúpido e mau, também deve ser orientada sobre as diferentes formas de perceber situações e de reagir a elas.

A melhor técnica, é mostrar aos dois lados que, a forma de agir ou de reagir deles até se complementa; não se antagoniza ou confronta.

Não é difícil ajudar a criança no aprendizado e respeito às opiniões e reações diferentes da sua. Melhor ainda, quando os pais educam os filhos a sempre tentar incorporar ao seu padrão de atitudes o que percebe de bom na forma de atuar dos outros; e a não perder tempo tentando impor sua forma de ver o mundo; de ser e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário